top of page
Captura_de_Tela_2020-10-25_às_17.11.20

Psicólogo ou Psicoterapeuta? Qual a diferença?

  • Foto do escritor: Cleber Campos
    Cleber Campos
  • 18 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Quem nunca se perguntou...


É a mesma coisa? Qual desses eu devo procurar?


Calma, este texto vai de ajudar e também vai te surpreender.

ree

A primeira questão é que nem todo psicólogo é um psicoterapeuta e nem todo psicoterapeuta é um psicólogo.


Eu sou os dois, psicóloga e psicoterapeuta. Mas por quê? O que eu fiz de diferente de quem, não é?


Veja bem, para ser psicóloga eu fiz faculdade de psicologia, um curso de graduação que dura cinco anos entre aulas teóricas e práticas em clinicas, empresas, escolas, hospitais, unidades de saúde, fórum de justiça, etc. Depois de me graduar em psicologia, eu peguei meu diploma, fui até o conselho de classe dos psicólogos e pedi autorização para atuar como psicóloga no Brasil. Meu diploma foi validado e obtive o meu número de CRP (Conselho Regional de Psicologia) , neste dia, finalmente ME TORNEI PSICOLOGA. Pois é, não foi no dia da formatura. É assim mesmo, quem fez medicina se torna médico quando recebe seu CRM, quem fez direito se torna advogado quando recebe sua OAB e eu, que fiz psicologia me tornei psicóloga quando tive posse do meu CRP.


Mas perceba, mesmo com meu diploma de psicologia e meu CRP em mãos, eu ainda não era psicoterapeuta, eu era apenas psicóloga.


Como me tornei psicoterapeuta? E o que é necessário para ser um psicoterapeuta?


Bom, o que EU FIZ para ser psicoterapeuta, foi:

1. Faculdade de psicologia.

2. CRP.

3. Contratei um supervisor de caso. (Supervisor é um psicólogo e psicoterapeuta mais experiente.)

4. Abri minha agenda de atendimento.


Esses quatro passos, foram o que eu fiz para atuar como psicoterapeuta. E já com a agenda aberta, eu fiz também um curso de formação em Gestalt Terapia, que é minha abordagem de trabalho (tem um sobre sobre Gestalt aqui no blog), foram dois anos de atividade teórica e prática vivencial que aconteciam durante um final de semana por mês, além de estudos frequentes que jamais acabarão.


Portanto, se eu estivesse trabalhando em uma escola, eu seria psicóloga escolar, mas não psicoterapeuta. Caso eu estivesse trabalhando no RH de uma empresa, eu seria psicóloga organizacional, mas não psicoterapeuta. Mas como eu trabalho no hospital e no consultório eu sou psicóloga hospitalar e psicoterapeuta.


Bom, você já deve ter entendido que eu poderia ser psicóloga sem ser psicoterapeuta. Mas a pergunta que não quer calar é: eu poderia ser psicoterapeuta sem ser psicóloga?


Sim, eu poderia.

Não só eu, você e qualquer outra pessoa também. No Brasil, ser psicoterapeuta (trabalhar com a psicoterapia) não tem regulamentação. O que significa que qualquer um, com qualquer curso de 20h, ou sem curso algum, pode se dar o titulo de psicoterapeuta, abrir agenda e atender pessoas. É isso mesmo, você não leu errado!


Acredite, no Brasil, não existe nenhum impedimento legal para isso, QUALQUER UM PODE SER PSICOTERAPEUTA, independente da formação, ou da falta dela.


Agora me diga, você concorda com isso?


Infelizmente, não importa muito a sua opinião, se você ficou muito revoltado em saber, mande uma proposta de lei ao congresso nacional. Mas por hora, por favor, se cuide, esteja atento a quem você entrega a sua saúde mental, pois, nem todo psicoterapeuta é psicólogo.


Outros absurdos são... Nem todo educador infantil que propõem métodos de como ensinar crianças é pedagogo ou professor licenciado.

Nem toda gente que ensina emagrecer é nutricionista.

E por aí vai...


Esteja atento, quando falamos de saúde e educação, contratar alguém bem intencionado não é suficiente, é preciso ter formação acadêmica, formação técnica, ética e MUITA responsabilidade.


E não sejamos hipócritas ou inocentes, formação e registro no conselho de classe não garantem habilidades técnicas, tão pouco ética e responsabilidade. Mas já é um bom indicativo de comprometimento e seriedade, você não acha?


De qualquer forma, a regra de ouro é: pesquise, esteja atento e enquanto Cristo não voltar para terra, desconfie de tudo que prometa milagres. Não se engane ou deixe enganar, toda vez que alguém te prometer maravilhas com pouco ou nenhum esforço seu, desconfie.


(Aqui no blog, tem outro texto que pode te ajudar - 05 dicas para encontrar um psicólogo.)

Comentários


whatsapp_icone.png
bottom of page