top of page
Seu ritmo com seus filhos
Se o casamento é a faculdade, ter filhos é a pós graduação. Quando você acha que finalizou, vem uma outra necessidade e exige uma nova especialidade.
O que dita seu ritmo com seu filho é o seu ritmo no trabalho, na família no casamento e com você mesmo. Isso acontece por que a criança funciona no ritmo dos adultos que as cercam. Isso não exclui o fato de que logo quando nascemos, já temos um jeitinho particular de ser, quem tem mais de um filho, sabe bem disso. No entanto, não tem como negar, que esse jeito particular de cada um é exposto pela criança no ambiente familiar, e a forma que ele será recebido, estimulado ou cerceado é que formam o que chamamos de:
“Uma criança calma ou uma criança agitada, uma criança que come sem frescura ou uma criança chata para comer.”
“Mas meu filho amou maçã desde a primeira vez e nunca aceitou mamão, eu ofereci os dois igual.”
Perfeitamente possível, como disse, a gente nasce mesmo com um jeitinho que é só nosso. Acontece que ao longo do tempo a criança vai moldando, articulando esse jeitinho. E aí, não tem para onde fugir, o ambiente em que a criança vive, vai ditar o ritmo, a forma que isso acontecerá.
Se seu ritmo com seu filho te preocupa, saiba que isso não é privilegio seu, acontece com pais que trabalham fora e com pais que trabalham em casa, com pais que tem a ajuda dos avós e com pais que criam sozinhos... Planejar a chegada de uma criança, gestar, parir, amamentar, cuidar, alimentar, educar e perseverar educando são tarefas que exigem o que temos de melhor, é uma aventura, uma aposta alta, cheia de expectativas.
No passado, confundimos crianças com adultos de baixa estatura, ignorando necessidades próprias da infância. Hoje vivemos uma “infantolatria”, onde crianças ditam as ações da família. Encontrar seu ritmo com seu filho é propor uma nova equação, onde afeto, mimo, carinho e muito sim, não só podem como devem estar presentes. Limites, regras e muito não também.
Para estar no controle dos comportamentos do seu filho, te convido a estar no controle das suas expectativas. De modo que, o ritmo de vida que você sonha para o seu filho, não ofusque nem jogue purpurina naquele ritmo, que como você bem sabe, é só dele.

bottom of page